Esse artigo é perfeito para quem tem uma empresa pequena, luta para manter as finanças nos eixos e está sempre buscando formas de economizar. A primeira coisa que tenho a dizer é: você não está errado(a) por agir assim. De fato, abrir uma empresa e trabalhar com as limitações de orçamento é um grande desafio – e ser muquirana, às vezes, é preciso. Por isso, decidi te ajudar a saber se realmente você precisa investir no design da sua marca ou até mesmo em uma consultoria de branding - e em que momento é melhor investir nisso. Separei cinco situações para refletir com você:

 

1. Se você quer superar a disputa de preços

Quando seu cliente não é muito fiel e compra dos seus concorrentes quando o preço está mais baixo, é provável que você se sinta forçado a baixar seus preços também. O problema é que essa tática nem sempre é sustentável, pois cada empresa tem uma estrutura de custos diferente, e pode ser inviável manter os preços sempre inferiores aos da concorrência. Você até pode escolher estar à frente nos custos, operacionalizando o seu negócio de uma forma mais econômica e inteligente que os demais, e repassando essa economia ao cliente.

Entretanto, se você já enxugou tudo o que podia e ainda está no meio da disputa de preços, é melhor optar por diferenciação: quando você demonstra os motivos de o seu produto ou serviço ser mais caro e convence o cliente a comprar de você pelos seus diferenciais (em vez do seu preço).

Optar pelo caminho da diferenciação exige mais esforços de comunicação e design. Para convencer que você é melhor, vai precisar ter embalagens mais apelativas, uma fachada mais condizente, um visual interessante nas redes sociais etc. – em suma, uma excelente apresentação diante dos olhos do consumidor.

Nesse caso, não posso recomendar outra coisa a não ser: contrate um bom designer! Ele vai saber interpretar os diferenciais do seu negócio e comunicá-los adequadamente conforme o público que você pretende atingir. Também é útil contratar uma consultoria de branding, que vai auxiliar você a criar e fortalecer outros pontos de diferenciação, com estratégias únicas para gerar valor. Essas atitudes vão manter sua empresa sempre à frente dos concorrentes.

 

2. Se você está começando

No mundo ideal, toda empresa começaria com uma identidade visual bem construída, um nome legal, o registro de marca encaminhado, os materiais de comunicação prontinhos etc. Mas a gente sabe que no mundo real não é bem assim. Às vezes, você tem que escolher entre comprar matéria-prima ou investir na marca, por exemplo.

Por outro lado, o melhor momento para criar sua marca é quando sua empresa está começando, pois temos uma folha em branco para desenhar todas as possibilidades. Além disso, você não vai gastar à toa com materiais de comunicação provisórios, nem vai causar uma má-impressão inicial no seu cliente (no caso de ele encontrar algo desalinhado com suas expectativas). Assim como um bom cuidado na maternidade eleva a expectativa de vida do recém-nascido, essa atenção inicial para o seu negócio também vai torná-lo muito mais promissor diante do público e de possíveis investidores.

Então, se você está começando, não tenha medo de investir no design da marca ou no branding, pois isso trará retorno. Já se o seu problema for financeiro, busque fazer uma "caixinha" antes de começar, peça emprestado o que faltar e busque um pacote econômico com o designer. Com tudo bem acertado entre as partes, o seu designer também pode propor dividir o serviço em etapas, o que vai aliviar o seu bolso no começo.

 

3. Se sua empresa teve um "boom" e quer evitar o declínio

Às vezes acontece de um negócio ficar inesperadamente pequeno para a garagem de casa. Aquilo que começou como um hobby, sem muita profissionalização, se mostra uma oportunidade real de você ter uma fonte de renda. Nesse caso, sua empresa já está testada e você já tem experiência no que está fazendo. O conselho é simples: dedique grana para formalizar sua empresa, começando pelos aspectos legais, e depois se concentre na marca. É um ótimo momento para contratar uma consultoria de branding, pois esse serviço vai lançar a base de muitas escolhas que você terá de fazer: os canais que você usa para comunicar, o tipo de ambiente que você oferece para o cliente, a experiência de compra que você vai propor etc.

 

4. Se você precisa de resultados rápidos

Nesse caso, já adianto que a resposta é: procure outro tipo de serviço. O design da marca não dá retorno imediato – pouca gente, talvez ninguém, vai comprar de você só porque gostou da sua fachada, por exemplo. Uma boa marca complementa a experiência do cliente oferecendo algo para ele recordar depois, o que vai gerar interesse e notoriedade no longo prazo. Da mesma forma, uma consultoria de branding vai oferecer resultados graduais, conforme diagnosticar os problemas e você aplicar as soluções propostas.

Para resultados rápidos, é melhor investir em estratégias de curto prazo mesmo, principalmente anúncios e promoções. Busque uma agência ou profissional de marketing ou publicidade para aconselhamento a respeito.

 

5. Se seu negócio está passando por mudanças

Essa é a situação de quem já tem uma empresa bem-sucedida mas quer mudar para evitar a estagnação. As mudanças podem ser variadas: você escolheu outro ponto comercial, decidiu reestruturar os canais de venda, mudou o mix de produtos, quer atrair novos públicos para si ou qualquer outro cenário desafiador. Nesse caso, o melhor a fazer é buscar um consultor de branding para acompanhar você nessa transformação. Você deve manter a boa reputação que construiu até aqui, pois ela vai dar o impulso para o seu salto. Pode ser a hora também de um redesign de marca, caso seja identificada uma defasagem nesse quesito. Então, meu conselho é: não economize. Não arrisque o que você já tem por uma economia insignificante.

 

Ainda tenho dúvidas 😧

Se você chegou até aqui e não encontrou o seu caso, ou encontrou mas continua com a pulga atrás da orelha, converse comigo. Juro que vou ser sincero – não sou de vender meus serviços quando eles não são realmente úteis para o meu cliente. Envie uma mensagem clicando aqui.