Costumo receber clientes que dizem “minha empresa não precisa de identidade visual, pois já temos um logo”. Às vezes, a palavra usada é outra (símbolo, desenho, ícone etc.), mas no fundo, querem dizer a mesma coisa: há um elemento visual que se repete em toda a comunicação da empresa. Esses clientes ficam desconcertados quando pergunto se existe algo além disso. Devem pensar “o que mais poderia haver?”

Da mesma forma, existe uma ideia bastante difundida de que identidade visual é uma escolha de cores e de fontes tipográficas que são usadas por padrão nos materiais da empresa. Então, se minha empresa usa a fonte Times New Roman e a cor azul, isso é uma identidade visual? Se é tão simples, por que dependeria de um designer?

 

Identidade é saber quem se é


Talvez focados excessivamente no visual, muitos profissionais esquecem que estamos falando de identidade. O visual brilha aos olhos, mas o mais importante é o que ele traduz, a essência do negócio trazida à tona, compreendida pelo consumidor e servindo para diferenciação entre os concorrentes. É inútil ter uma fonte e uma cor típicas se elas nada disserem ou em nada beneficiarem os objetivos da empresa.

Dar forma a valores intangíveis nunca pode ser uma tarefa ao acaso, nem seguir uma receita de bolo. Definir a aparência de uma empresa leva em conta as suas diretrizes e estratégias de posicionamento no mercado – coisas que serão sempre únicas em cada negócio. Com isso, pretendo ter esclarecido o que é a “identidade”.

 

Uma marca se expressa de muitas formas


Quanto ao “visual”, não se trata apenas de cores e fontes. Qualquer coisa visível (eu disse qualquer coisa) que venha a ser usada extensivamente para identificar a empresa será elemento da identidade visual. Alguns exemplos de elementos de identidade visual são estampas, pontilhados, filtros de fotos, estilo de ilustração, margens de página, uso do espaço, tipos de papel, formatos de embalagem, degradês, padronagens, grafismos, dimensões físicas dos materiais de comunicação, acabamentos de papelaria ou têxteis, além, é claro, de cores e fontes.

No exemplo acima, você viu a diversidade de aplicações de uma marca — a Almanac Barbearia, branding feito por mim. Mesmo havendo coesão entre todos os elementos, não se cria um clima monótono, como seria se tivéssemos apenas um logo sendo repetido ao longo de toda a comunicação. Você pode saber mais sobre esse case clicando aqui.

Uma identidade visual é um sistema de comunicação. É uma linguagem própria que cada empresa pode ter, que é reconhecível em cada material, produto ou espaço, e na qual o logo é apenas um dos vocábulos.

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